carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Irreverência, homenagens e resgate de antigos carnavais deram tom do Carnaval Pipoca
folia momesca
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia
Três microtrios e um nanotrio fizeram parte das atrações do Circuito Batatinha e Dodô



Peu Meurray e o Coletivo Gente Boa se Atrai levou a irreverência dos tambores de pneu e seu nanotrio Baby Sauro para o Circuito Batatinha (Pelourinho) na tarde de ontem (7). Na sequência, crianças e adultos pipocaram ao som do microtrio BaianaFolia que prestou uma homenagem à axé music. Já na Barra, no mesmo horário, os foliões puderam curtir os microtrios ‘Peixinho Elétrico e Chico Gomes’ e ‘Tuk Tuk Sonoro Chegou...no Carnaval Pipoca de Salvador’, que tocaram repertório com referência aos carnavais antigos. Os microtrios e nanotrios (12 no total) integram o programa Carnaval Pipoca do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) através do CCPI (Centro de Culturas Populares e Identitárias) e voltam a se apresentar nos outros dias de festa nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha.

O microtrio de Peu Meurray, que já participa pela terceira vez do Carnaval Pipoca, homenageou o samba com músicas de Dorival Caymmi, Batatinha e Riachão. "Sou um sambista moderno. A ideia é desacelerar e trazer a licença poética", afirmou Peu Meurray. O quadriciclo acompanha um carro de feira de verduras, já que o Coletivo Gente Boa se Atrai tem como inspiração o bairro das Sete Portas, que fica próximo ao Galpão Cheio de Assunto, onde o grupo se reúne para tocar instrumentos percussivos feitos com pneus que se tornaram tambores. O coletivo é conhecido como Os Pneumáticos e também por aliar musicalidade com mensagem de consciência ambiental.

Pela primeira vez no Carnaval Pipoca, o microtrio BaianaFolia prestou uma homenagem à axé music, animando quem acompanhava os principais hits do gênero. Atrás do carro, que leva apenas o bateirista, os artistas tocam na pista junto com os foliões.

 


Peu Meurray irreverência dos tambores de pneu

O projeto também retoma o Carnaval de época, com muito frevo, rock, marchinhas, MPB e axé music. Para Cacau Lopes, vocalista do BaianaFolia, cantar ao lado do público é uma realização. “Não tem preço. É o sonho de todo artista.” Músicos na bateria, na guitarra baiana, na guitarra e no contrabaixo, seguem com o cantor.

Chico Gomes, liderando a banda Marana, além de músicas autorais, tocou frevo, samba reggae, reggae, samba de roda e muitos outros ritmos pedidos pelos foliões que acompanhavam o microtrio Peixinho Elétrico. “O que vocês querem ouvir?”, perguntava o artista ao público durante o trajeto. A turista cearense Edilânia Sofia, 37, curtiu pela primeira vez o Carnaval Pipoca ao som do microtrio Peixinho Elétrico. “O carnaval sem cordas é maravilhoso, e o repertório da banda está excelente”, elogiou a servidora publica federal.

Em clima familiar, o microtrio de Sylvia Patrícia encantou o publico com as marchinhas executadas pela banda. A professora Fernanda Carvalho, 29, e o gerente Benedito Figueiredo, 27, apresentaram o Carnaval ao filho pequeno do casal. “É muito importante o resgate aos antigos carnavais. A tranquilidade e a boa música é uma ótima experiência para as crianças”, explicou a professora. Através dos microtrios, o comerciante Roberto Carvalho, 37, pôde relembrar alguns sucessos carnavalescos. Para o folião, os projetos de microtrios, apoiados pelo Governo do Estado, resgatam a cultura do Carnaval sem cordas. ”Acredito que é uma iniciativa que deve permanecer para os próximos carnavais, é curtição garantida para a família”, defendeu o folião pipoca.

QUANDO : 07 de fevereiro 2016 - DOM


Fonte : SECULT BA (08/02/2016 16:04) - fevereiro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br