carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Sarau da Imprensa discute o tema "Música, Baianidade e Lugar da Fala"
bastidores da folia
O evento conta com as apresentação musical de Carla Visi e Jam-Jor



Chega à última edição do Sarau da Imprensa, que irá abordar o tema Música, Baianidade e Lugar da Fala. O encontro também fará um tributo ao antropólogo Roberto Albergaria, um dos estudiosos que mais contribuiu para a compreensão e estudo da “ontologia baiana”, morto em 5 de julho de 2015. O encerramento desta temporada será na quinta-feira (9), às 19h, na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), com show especial da cantora e também jornalista Carla Visi e apresentação da Jam-Jor – banda formada por jornalistas convidados. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A entrada é gratuita.
Da forma como está hoje constituída, a baianidade é mais que um elemento identitário. Seja no modo de agir ou falar, na obra de Jorge Amado, nas letras de Dorival Caymmi ou na representação divulgada na mídia, o jeito baiano de ser quase personifica a Bahia. A música complementa esse conceito de identidade. A Bahia é a terra do Axé Music, dos trios elétricos, do Carnaval, da negritude, dos blocos afro, da alegria e despojamento.

Para abordar todos esses elementos que tornam a baianidade um tema tão rico e difundido pelo mundo, quatro convidados especiais: a doutora em Comunicação e especialista em baianidade, Agnes Mariano, o antropólogo especializado em música e festividades baianas, Milton Moura, o jornalista Franciel Cruz e o diretor de teatro e presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro.
O mediador do projeto, o jornalista Ernesto Marques, acredita que discursos que envolvem questões de identidade servem a vários usos, inclusive políticos. “Esse conceito do que é ser baiano desperta reações diversas; porém, o baiano ainda é visto na mídia de forma caricata, seja sob o aspecto da preguiça ou da sensualidade. Muitas vezes, a música, a TV, o cinema e a literatura propagam esses estereótipos”, avalia.
A autora do livro A Invenção da Baianidade, Agnes Mariano, busca nas letras de canções, hábitos, práticas e valores que reforçam esse discurso. Em entrevista a Leonardo Campos, ela destaca que a baianidade é um conjunto de ideias difundidas no ambiente cultural. “A ideia de baianidade é muito mais um modelo, uma fonte de inspiração, do que a tradução da realidade concreta. Todas as identidades culturais são apenas isso: ideias. O que não é pouco. Elas unem pessoas, facilitam o diálogo, sintetizam valores importantes. A identidade cultural não explica as nossas qualidades nem os nossos defeitos. A cada instante cada um de nós escolhe como, quando e de que modo deseja se relacionar com essa ideia. Vivemos vários papéis, várias identidades ao mesmo tempo”, pondera.

CARLA VISI e JAM-JOR
A atração musical da última edição do Sarau da Imprensa será especial. A cantora baiana Carla Visi fará uma apresentação pensada para o encerramento do projeto, Carla VisiTa o samba da Bahia para o mundo, com Rudnei Monteiro (violão), Citnes Dias (percussão) e Marcos Froes (produção). A produção do evento também aposta em mais uma edição da Jam-Jor, banda formada por jornalistas, conduzida por Rita Tavarez e aberta aos participantes que quiserem cantar ou tocar algum instrumento. A ideia é permitir uma noite de improviso com a mistura de estilos musicais.

PROJETO
A edição deste dia 9 de junho é a última do projeto Sarau da Imprensa. Com um encontro por mês, sempre às quintas-feiras, o projeto abordou temas contemporâneos diversos, sempre com a participação de especialistas e atrações musicais que dialogaram com os temas abordados. Podem participar estudantes, profissionais liberais, classe artística, jornalistas, comunicólogos, intelectuais, formadores de opinião e demais interessados.

Serviço : Sarau da Imprensa discute Música, Baianidade e Lugar da Fala e realiza tributo ao antropólogo Roberto Albergaria;
Quando: dia 9 de junho de 2016 - QUI - 19H
Onde: Sede da Associação Bahiana de Imprensa ABI - Rua Guedes Brito, 1, Ed. Ranulfo Oliveira, 8º andar, no Centro Histórico de Salvador BA
Quanto: Gratuito


Fonte : SECULT BA (7/06/2016 14:39)- junho 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br