carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Daniela Mercury e Carlos Prazeres apresentam concerto no TCA
bastidores da folia
Villa-Lobos em Movimento



Contribuir para disseminar o gosto pela música erudita. Este é o objetivo do projeto Villa-Lobos em Movimento, que pretende aproximar o grande público da importante obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A estreia acontece em Salvador, com ensaio aberto comentado para jovens de escolas e orquestras locais, no dia 14 de novembro (segunda-feira), às 17h, e concerto aberto ao público no dia 15 de novembro (terça-feira), às 20h, no Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande), com regência do Maestro Carlos Prazeres e solos do gaitista José Staneck e da cantora Daniela Mercury. O projeto – que também passa por São Paulo no mês de abril – conta com patrocínio da EMS, através da Lei Rouanet, e é uma realização da Novo Traço e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

Com conceito musical criado por Carlos Prazeres, o concerto passeará por um Brasil profundo, revisitando o som e as cores da obra de Villa-Lobos. Fauna e flora brasileiras, assim como o ritmo do interior do país, suas belezas, dores, festas e tradições estarão presentes no repertório, que vai das “Bachianas no. 2 – O Trenzinho do Caipira” ao “Canto do Cisne Negro”, passando por “Arioso”, de J. S. Bach, grande inspiração para o compositor brasileiro. Os arranjos são de Alexandre Caldi.

A orquestra que executará o concerto será formada exclusivamente para a apresentação e reunirá 56 músicos baianos. Um dos mais conceituados instrumentistas da gaita do Brasil, com um estilo que mescla jazz, MPB e música clássica, José Staneck interpreta “Concerto para gaita”. Já a cantora baiana Daniela Mercury dará voz a um pout-pourri com canções populares, como “Canção de amor”, “Trenzinho do caipira” (que recebeu letra de Ferreira Gullar) e “Se essa rua fosse minha”, uma das cantigas populares rearranjadas por Villa-Lobos nos anos 1930. “Daniela já tem uma familiaridade com a obra do Villa, que cantou em inúmeros carnavais, sendo absolutamente fiel à obra do mestre. Some-se isto ao seu imenso carisma, talento e musicalidade, temos um casamento perfeito”, explica o maestro Carlos Prazeres.

Para completar a experiência artística, projeções e intervenções em vídeo mapping do catalão Alvaro Uña, com conteúdo inédito em sincronia com a experiência sonora. No Brasil desde 2010, o artista desenvolve e produz projetos multimídia unindo a ciência e a arte, e já trabalhou na criação de novas tecnologias para shows e criação de conteúdos para artistas como Marisa Monte, Los Hermanos, Jorge e Matheus, Paralamas do Sucesso, Luan Santana, Jota Quest, Samba Noir.

SERVIÇO : Villa-Lobos em Movimento

Ensaio aberto comentado
QUANDO : 14 de novembro 2016 - SEG - 17h
ONDE : Teatro Castro Alves - Salvador BA
QUANTO : Gratuito para estudantes e músicos de orquestras de Salvador

Concerto Villa-Lobos em Movimento
QUANDO : 15 de novembro 2016 - TER - 20h
ONDE : Teatro Castro Alves - Salvador BA
QUANTO : Gratuito

 




Fonte : SECULT BA (11/11/2016 16:08) - novembro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br