carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Projeto sobre Samba de Roda será lançado em Salvador e Santo Amaro
bastidores da folia
Projeto A Cartilha do Samba Chua



Na próxima sexta-feira (14), a partir das 19h30 no Teatro SESC Pelourinho será realizado o lançamento de dois CDs e um DVD do projeto “A Cartilha do Samba Chula”, com ingressos em preço popular (R$ 5 e R$ 10). Além da exibição do documentário, o evento conta com apresentações dos grupos, Coisas do Berimbau, de Conceição do Jacuípe e Filhos da Terra, da cidade de Terra Nova, ambos do Recôncavo Baiano. A celebração continua no dia 16 de outubro em Santo Amaro, na Casa de Samba de Santo Amaro e no Teatro Dona Canô, com entrada gratuita. Além de exibições de documentários e mesas redondas com estudiosos do assunto, outros grupos de Samba Chula também vão se apresentar. O projeto conta com o patrocínio da Natura Musical, por meio do Fazcultura da Secretaria de Cultura e da Fazenda.

A ação é resultado de atividades cênico-musicais registradas por meios áudios-visuais, divididas em três modalidades: a viola machete, a chula cantada com pandeiro, e o samba miudinho e prato-e- faca. O resultado do processo se materializa em dois CDs, um DVD e um caderno informativo, com a tiragem de dois mil exemplares, que traz ensinamentos e fotos, textos, depoimentos dos mestres e transcrições musicais.

O lançamento em Salvador conta com a presença de vários mestres convidados e uma mostra de vídeos e exibição do material da coletânea das oficinas. Já em Santo Amaro, no domingo, 16, acontece uma mesa redonda sobre transmissão e educação musical, cênica e patrimonial do Samba de Roda com a participação de mestres e mestras do samba de chula e estudiosos da área.

O evento termina com show de lançamento de mais dois grupos de samba de chula, Raízes do Samba de Acupe, de Santo Amaro e Samba Chula os Vendavais, de Salvador. O samba de chula tem uma melodia mais complexa e extensa onde os cantadores entoam chulas (uma forma de poesia musicada, dominada por poucos mestres sambadores). Os cantadores encontram apoio rítmico no pandeiro e harmônico nos toques da viola manchete. O projeto “A Cartilha do Samba Chula” que está sendo lançado agora em outubro, gerou-se a partir dos saberes de transmissão oral dos cantadores de chula e tocadores de viola, num processo de ensino-aprendizagem em oficinas realizadas nas cidades de Salvador, Saubara, São Francisco do Conde, Terra Nova e Santo Amaro durante os meses de maio e junho de 2015.

O projeto “A Cartilha do Samba Chua” é uma iniciativa da Associação Sociocultural Umbigada, idealizado pela etnomusicóloga e pesquisadora de samba Katharina Doring, em parceria com a Rede de Casa de Samba e a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) com o patrocínio do Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Natura Musical - O Natura Musical, programa reconhecido por seu papel na renovação e preservação da música brasileira, completou dez anos de atuação em 2015, contabilizando o apoio à realização de mais de 1250 produtos culturais (cerca de 1100 shows, 106 CDs, 21 DVDs, 18 livros e 5 filmes), com 1,3 milhão de pessoas diretamente impactadas e cerca de 118 milhões investidos (60% de recursos próprios e 40% de verbas incentivadas). Hoje proporciona o lançamento de uma média de 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo Brasil, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente. O programa patrocina projetos prioritariamente por meio de editais públicos, que selecionam projetos de diversos formatos e estágios da produção cultural em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos. A partir de 2016, o programa vai ampliar sua presença na programação cultural, com o patrocínio a uma nova casa de espetáculos em São Paulo e ao Auditório Natura Musical, no MIS, no Rio de Janeiro, com o objetivo de criar palcos permanentes para novos talentos e artistas consagrados. No ambiente digital, os canais Natura Musical são plataforma para o lançamento de singles, obras completas e outros conteúdos musicais exclusivos dos projetos patrocinados, com acesso gratuito.

SERVICO: A Cartilha do Samba Chula

Evento: Lançamento A Cartilha do Samba Chula - Salvador
Data: 14/10/2016
Local: Teatro SESC Senac, Pelourinho, SALVADOR VA

Evento: Show de Lançamento com os grupos:
- Mostra do documentário 30 min
- Grupo Coisas do Berimbau - Conceição do Jacuípe
- Grupo Filhos da Terra - Terra Nova
Endereço: Largo do Pelourinho, 19, Centro Histórico de Salvador BA
Entrada: 10 reais /5 reais (meia)



Local: Casa do Samba de Santo Amaro
Endereço: Solar Subaé, Rua do Imperador, 01 – Santo Amaro BA
Data: 16/10/2016 - 10h

Eventos: Mesa de abertura da Cartilha do Samba Chula com representantes: Iphan, ASSEBA, Umbigada, UNEB, UFRB
- KatharinaDoring (UNEB) - Moderação
- Alexandra Dumas (UFS)
- Bule-Bule (Mestre da Cultura Popular)
- Jorge Vasconcelos (UFRB)
- Luciano Caroso (UEFS)
- Pedro Habib (UFBA)
- Clecia Queiroz (UFS/UFBA)
- Rosildo Rosário (ASSEBA)
Quando : 16/10/16 - 12:30h Almoço
Local: Teatro Dona Cano, Rua do Imperador, 142 – Santo Amaro BA
Entrada franca

Evento: show de lançamento com os grupos:
- Grupo Raízes do Samba de Acupe (Santo Amaro)
- Grupo Samba Chula os Vendavais (Salvador)
- Mostra do documentário 30 min
Quando : 16/10/16 - 15h Almoço
Local: Teatro Dona Cano, Rua do Imperador, 142 – Santo Amaro BA
Entrada franca


Fonte : SECULT BA(11/10/2016 10:30) - outubro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br