carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Lançamento do CD “Vozes de Itapagipe”
bastidores da folia
O álbum tem lançamento no Espaço Cultural Alagados com incentivo da FCBA



Com o objetivo de desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar compositores e intérpretes da região de Itapagipe, bem como divulgar o território a partir de composições que amplie a relação de identidade e diversidade cultural local, os cantores e compositores da região da Península de Itapagipe, na cidade baixa, em Salvador, lançam seu 1°CD ”Vozes de Itapagipe”, no Espaço Cultural Alagados, no próximo dia 15, às 19h.

O repertório do CD é formado por 11 canções que retrata a Península de Itapagipe e todos os elementos que a representa, a exemplo do mar, manifestações populares, paisagem, religiosidade. A produção musical teve direção do cantor e compositor, Mauricio Lourenço, itapagipano. Os arranjos musicais integram a ancestral tradição periférica africana das palafitas, bem como os ritmos, estilo e concepção musical presentes nas manifestações já existentes neste território cultural, como, a lavagem do Bonfim e o Encontro do Jegue de Cueca e da Jega de Calçola.

O evento é uma das ações do Projeto de Fortalecimento da Rede de Cultura de Itapagipe, que faz parte da Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores de Itapagipe (CAMMPI), e vem sendo desenvolvido pelo Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA). Este projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O edital foi direcionado para compositores e músicos locais que tiveram a oportunidade de apresentar músicas inéditas e originais. A seleção contou com a participação especial da cantora e compositora, oriunda da cidade baixa, Margareth Menezes. Foram selecionadas 10 músicas e a décima primeira é uma homenagem do produtor musical Mauricio Lourenço ao CD.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO : Lançamento do CD “Vozes de Itapagipe”
QUANDO : 15 de outubro 2016 - SAB - 19h
ONDE : Espaço Cultural Alagados - Rua Silvino Pereira, bairro Uruguai, Salvador BA


Fonte : SECULT BA (13/10/2016 09:20) - outubro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br