carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Bloco afro Mutuê leva tradição para o Circuito Batatinha no Pelô
folia momesca
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia



A folia no Pelô se espalha por todas as ruas e largos juntos às bandinhas, grupos de performances e blocos afro que promovem grandes desfiles de cores, música, teatralidade e expressões. O bloco Mutuê – entidade essencialmente de matriz africana, transformou as ruas do Pelourinho, no 2º dia de desfiles do Carnaval Ouro Negro, num palco de beleza e poder. O grupo desfilou com cerca de 250 participantes, com o tema “Axé é Poder: Axé se ganha,axé se perde’’.

“A nossa proposta de falar sobre este tema vem da necessidade de fazermos uma reflexão, porque até no movimento negro existe uma luta de classe. Alguns negros assumem o poder e acabam tendo o mesmo comportamento perverso com os outros negros, então queremos fazer com que as pessoas repensem nossa cultura e o real significado da palavra axé” declara Maria José, produtora do bloco Mutuê.

O grupo, que nasceu em 1989 no bairro da Caixa D´água, traz a cada ano pelas ruas do Pelourinho a sua própria identidade cultural, através de uma estética diferenciada. Suas vestimentas são produzidas especialmente para o carnaval, priorizando dar visibilidade dentro do circuito Batatinha e mostrando que o bloco afro é lazer e cultura.

QUANDO : 24 de fevereiro 2017 - SEX
O QUÊ : Carnaval Ouro Negro
ONDE : Circuito BATATINHA (Pelourinho) - Salvador BA
RITMO : matriz africana
QUEM : Bloco afro Mutuê

 



Fonte : SECULT BA (24/02/2017 23:33)- fevereiro 2017
Foto divulgação : Lucas Rosário/SecultBA

volta | contato

www.carnaxe.com.br