carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : SECOM/SECULT BA (27/02/2017 20:10)
Foto Divulgação SECOM BA : André Frutuôso











Bloco Filhos de Gandhy desfila com famosos no Circuito Dodô
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


O tapete azul e branco do Afoxé Filhos de Gandhy tomou conta de um dos maiores cartões-postais de Salvador. Nesta segunda-feira (27), quinto dia do Carnaval Ouro Negro, a Barra foi invadida pelos cinco mil associados do bloco que desfilaram no Circuito Dodô (Barra/Ondina). O tema deste ano – “Diáspora Africana: A travessia não me abateu, Tornou-me forte!” – é uma forma de ressaltar as conquistas do povo negro. O cantor Gilberto Gil, homenageado da agremiação este ano, não participou do desfile nesta segunda. No entanto, outras celebridades como os atores Lázaro Ramos e Alexandre Barillari marcaram presença no afoxé que é um dos mais procurados por turistas e baianos.

Há 14 anos, o ator Alexandre Barillari desfila no Gandhy. Ele lembra que a escolha foi feita porque se sentiu atraído pela beleza da vestimenta do bloco. “A estética é muito bonita”, comentou. No entanto, a ator ressalta que nos anos seguintes se viu atraído pela filosofia do Gandhy. “Nos tempos de hoje pregar a paz é algo que pouco se faz. O Gandhy é mais que um bloco é uma filosofia de vida. Além disso, reforça a música e a cultura negra que foi onde tudo começou”, disse.

Já o ator baiano Lázaro Ramos desfila há 4 anos, embora confesse que o sonho de “ser um Gandhy” vem desde adolescência. “Meu tio era um estivador e lá em casa tinha um quadro dele fantasiado, sempre sonhei em está naquela fotografia”, disse. Pelo segundo ano consecutivo Lázaro levou o filho, João Vicente, de 5 anos, para fazer parte do bloco. Em cima do trio, eles dançaram, cantaram e pousaram para selfies. “Trazê-lo para o Gandhy é a melhor forma de apresentar o Carnaval da Bahia”, considerou.

Este é o 68º ano que o Afoxé Filhos de Gandhy desfila no carnaval de Salvador. O presidente do bloco, Gilsonei de Oliveira, comentou sobre a tradição da agremiação carnavalesca e ressaltou ainda a felicidade de homenagear um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) em vida. “É a tradição de fortalecer no Carnaval o Gandhy que é grande. E para nós esse ano é mais que especial já que estamos homenageando em vida essa figura que faz parte da nossa história, nosso maravilhoso Gil”, finalizou.

QUANDO : 27 de fevereiro 2017 - SEG
O QUÊ : Bloco Filhos de Gandhy
ONDE : Circuito DODÔ ( Barra / Ondina ) - Salvador BA
RITMO : ijexá e afoxé
QUEM : Banda Mahatma


BASTIDORES DA FOLIA
26.2- DOM - Filhos de Gandhy estendem "tapete branco"
27.2- SEG - Filhos de Gandhy desfila com o tema Diáspora Africana

www.carnaxe.com.br