carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Foto divulgação SECULT : Aristeu Chagas Fonte : SECULT BA (28/02/2017 23:40)


Samba de Roda de Dona Dalva encerra carnaval do Largo Quincas Berro Dágua
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


Um dos mais tradicionais sambas de roda do recôncavo baiano colocou o público que lotou o último dia de carnaval o Largo Quincas Berro D’água, para sambar muito. O grupo Samba de Roda de Dona Dalva, vindo diretamente de Cachoeira e que tem como objetivo divulgar e preservar sua tradição, trouxe para o carnaval do Centro Histórico, suas músicas que possuem a genialidade dos saberes dos antepassados, além das referências dos batuques de caboclo e do candomblé.

O grupo que também é conhecido como Samba Suerdieck, foi formado em 1958, e teve papel importante para que o samba de roda do recôncavo fosse reconhecido e tombado como Patrimônio Imaterial Nacional, pelo Iphan e como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco. Em 2012, Dona Dalva – que é considerada uma legenda viva e é dona de um vasto repertório de composições, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

O Samba Suerdieck ao lado do Samba de Roda Mirim Flor do Dia, integram a Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, onde possui parceria com a Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo. O Samba de Roda do Recôncavo baiano é a única expressão musical brasileira considerada um bem de valor universal.


QUANDO : 28 de fevereiro 2017 - TER
ONDE : Circuito BATATINHA (Pelourinho) - Salvador BA

www.carnaxe.com.br