No mês em que estaria completando 70 anos, o músico baiano Neguinho do Samba, considerado mestre e criador do ritmo Samba Reggae, está sendo celebrado na cidade de Salvador, na Bahia.
A exposição "70 Anos Neguinho do Samba - Trajetória e Legado", curadoria de Anderson do Samba (filho de Neguinho), será realizada de Junho até 05 de julho 2025, na Casa do Benin, no Pelourinho.
A exposição fotográfica reúne uma série de registros da vida de Neguinho do Samba, capturados por pelo menos sete fotógrafos que documentaram momentos na cena musical baiana até registros do cotidiano de quem transformou o território do Centro Histórico de Salvador em um celeiro de um movimento musical que ganhou o mundo.
Antônio Luís Alves de Souza nasceu em junho de 1955, em Salvador. Ao longo de seus 54 anos de vida, deixou sua marca na música brasileira sendo um dos responsáveis pela popularização da Axé Music no Brasil e no exterior, como criador do samba reggae; liderança do grupo Olodum; e um dos fundadores do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê. Mestre Neguinho também foi quem fundou a Banda Afro Didá de percussão feminina.
Fonte AGÊNCIA BRASIL - Madson Euler repórter da Rádio Nacional (10/06/2025 - 08h50) / Edição:Sâmia Mendes / Marizete Cardoso