carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Biblioteca Pública do Estado da Bahia realizará II Lavagem
bastidores da folia
Folia em homenagem ao Dia Nacional da Cultura



“Esta é a única ‘Lavagem Profano – Literária’ do calendário cultural da cidade”, destaca o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/Secult, Ubiratan Castro de Araújo. Com este mote, a FPC convida a população soteropolitana a participar da II Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), com o tema “Ler é uma viagem... Embarque nessa!”, a ser realizada no dia 05 de novembro, o Dia Nacional da Cultura. O cortejo saíra da Praça do Campo Grande em direção à Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, com concentração a partir das 9h e saída do Cortejo às 10h. Neste ano, a lavagem, realizada pela primeira em 2008, contará com uma programação que inclui a performance dos artistas que participaram das atividades da biblioteca ao longo do ano, assim como a apresentação de grupos culturais, literários e lúdicos. O percurso do cortejo será animado pela cantora Márcia Short. Segundo a diretora da BPEB, Ivana Lins, o objetivo da Lavagem é “reafirmar a importância de uma ação cultural que leva o livro, a literatura e sua morada mais antiga na Bahia para a rua, proporcionando, por onde quer que o cortejo passe, o contato direto das pessoas com este universo”, enfatiza.

Na chegada do Cortejo à Biblioteca, dezenas de baianas, vestidas a caráter e levando tabuleiros repletos de livros, realizarão a lavagem simbólica das escadarias, além disso, haverá apresentações e performances de artistas. No lado externo da Biblioteca, os participantes encontrarão barracas montadas especialmente para divulgar e informar os diferentes setores e serviços oferecidos. “Organizar esta festa, nos moldes que mais identificam a nossa cultura – com foco voltado para o incentivo à leitura – agrega valor sócio-cultural à nossa iniciativa. Além disso, estamos marcando o Dia Nacional da Cultura com uma grande celebração do povo soteropolitano”, ressaltou Ivana Lins.

Novidades - Neste ano de 2009, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a primeira da América Latina e com 198 anos de existência, agregou novas atividades em sua programação de incentivo à leitura, como a abertura aos domingos, com o projeto “Domingos Culturais”. O projeto iniciado em outubro, realiza aos domingos diversas ações com uma programação voltada para a toda família. Além disso, a biblioteca recebeu, do Ministério da Cultura, o investimento de 3 milhões de reais para o projeto de modernização da biblioteca, que contemplará reforma, infra-estrutura, acessibilidade a usuários deficientes, aquisição de publicações, acervo e equipamentos de informática e de audiovisual.


Fonte : Tribuna da Bahia(01/11/2009 12:26:53) - novembro 2009

volta | contato

www.carnaxe.com.br