carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Lavagem da Madeleine em Paris 2013
bastidores da folia
Carnaval fora de época brasileiro na França



Em 2002, o artista baiano Roberto Chaves, residente em Paris, teve uma grande idéia para tornar o Brasil um ângulo diferente. Ele decidiu embarcar em um negócio incrível: organizar uma tradição ancestral de Paris Bahia "Lelavage", "O Lavagem" em Português. Este ritual tradicional é organizado em torno de um grande desfile, composto de tanques, batucada e outros grupos folclóricos, que se junta o público vestida de branco. O desfile foi aberto pela baiana em trajes tradicionais, vai para a frente da igreja para uma cerimônia ecumênica. O desfile será realizado domingo, 15 de setembro, 2013 nos degraus do Lamadeleine igreja. Confira o desfile às 12h00, no lugar de la Republique, em Paris.
Em torno deste evento, a associação organiza vários eventos Viva Madeleine, de terça-feira 10 a domingo 15 de setembro, 2013: A PARADA GERAL DE LAVAGEM DO MERCADO DE MADELEINE - às 00:00 - Praça da República. Metro: République. ir Vestido de branco. Por ocasião dos 12 anos de lavagem da Madeleine, o desfile liderado por Roberto Chaves e seus convidados.

 

O AfroPop de Margareth Menezes vai dar o tom da 12ª Lavage de La Madeleine, em Paris, na França. Pela segunda vez, a artista será atração da Lavage com shows que acontecem no dia 15 de setembro. A mistura da percussão com a batida pop vai levantar o público de mais de 15 mil pessoas que devem participar da festa. Margareth canta em dois momentos, o primeiro à tarde, puxando o trio elétrico que integra o festejo, e o à noite, durante o encerramento da Lavage, com show especial em palco. A festa, inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim, é considerada uma das maiores festividades do Brasil na Europa e já recebeu a cantora em 2007.

No evento, criado pelo baiano Robertinho Chaves, um cortejo, formado por baianas, pais de santo, padres e grupos da cultura popular da Bahia – grupos percussivos, de roda de samba, maculelê, dança e capoeira –, conduz o público até as escadarias da Igreja de La Madeleine, em Paris, onde acontece a lavagem simbólica. Em 2013, além de Margareth Menezes, o sanfoneiro Targino Gondim e os cantores J. Velloso Adelmário Coelho também participam da festa.

Vai também participar na procissão de Bahianese vestidos com seus trajes tradicionais e, sobretudo, artistas e músicos do Brasil: BATUCADA Batala, maracatu Nação DOU OBA, maracatu Tamaraca o grupo percussivo TAMBORES NAGO, ESTUDIO ZALINDE 'SAMBA Academia ", o grupo folclórico do Nordeste BOI DA MADA, o grupo de percussão Africano AGOGO DE PRATA, e BATUC'ADOS outros convidados surpresa.


- www.lavagedelamadeleine.com


COMENTÁRIOS DA FOLIA
Ludmillah Anjos brilha na Lavage de la Madaleine
A cantora Ludmillah Anjos brilhou ao lado da estrela Margareth Menezes e juntas deram um tom especial na 12ª edição da 'Lavage de La Madeleine' neste último domingo, em Paris. A bordo de um trio elétrico, a diva do PAH fez a festa dos franceses no evento idealizado pelo cantor Robertinho Chaves. Lud aproveitou a folia para mostrar na Europa a sua canção de trabalho “Babado, confusão e gritaria” que já ganhou as ruas de francesas. Nesta terça-feira, 17, Ludmillah desembarca em Portugal para realização de mais um show no continente europeu. Essa foi a primeira vez de Ludmillah em Paris. A Lavage de La Madeleine, inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim, é considerada uma das maiores festividades do Brasil na Europa. O evento conta com um cortejo formado por baianas, pais de santo, padres e grupos da cultura popular da Bahia – grupos percussivos, de roda de samba, maculelê, dança e capoeira –, que vai desde a Praça République até as escadarias da Igreja de La Madeleine, em Paris, onde acontece a simbólica lavagem.

Confira um trecho da Lavage
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Jrq7Qn52F-I

Lavage de La Madeleine recebeu o AfroPop de Margareth Menezes
Margareth Menezes e o seu AfroPop Brasileiro deram o tom da 12ª edição da Lavage de La Madeleine neste domingo, em Paris. De cima do trio elétrico, a cantora comandou o Grande Cortejo pelas ruas lotadas da capital francesa desde às 11h, ao lado dos também baianos Lumillah Anjos e de Robertinho Chaves, organizador da Lavage.
Além de sucessos dos seus 26 anos de carreira, Margareth cantou Milagres do Povo, de Caetano Veloso, música que marcou a chegada do cortejo à Praça de La Madeleine, onde era aguardado por milhares de pessoas que ocupavam a escadaria da Igreja.
À noite, teve mais AfroPop. Margareth foi atração da feijoada de encerramento da Lavage, com show especial em palco no concorrido Bairro Latino. Essa foi a segunda vez da artista como atração da Lavage de La Madeleine. A primeira havia acontecido em 2007. A festa, inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim, é considerada uma das maiores festividades do Brasil na Europa. Idealizado pelo baiano Robertinho Chaves, o evento conta com um cortejo formado por baianas, pais de santo, padres e grupos da cultura popular da Bahia – grupos percussivos, de roda de samba, maculelê, dança e capoeira –, que vai desde a Praça République até as escadarias da Igreja de La Madeleine, em Paris, onde acontece a lavagem simbólica.


EDIÇÕES ANTERIORES
CarnAxE resgatando a trajetória carnavalesca brasileira no Exterior
2012 - edição
2011 - edição
2010 - edição
2007 - edição



Fonte : Lavage - setembro2013
Comentário 1 : Ludmillah Anjos / Caio Coroa
Comentário 2 : Margareth Menezes - 16/09/13

volta | contato

www.carnaxe.com.br