carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Filme baiano "Redenção", no projeto Tropicália: Régua e Compasso
bastidores da folia
O filme, Primeiro longa metragem realizado na Bahia, o pioneirismo em 1958



Como seria o Carnaval cantado na Bahia, 1920, revendo uma fita KS. Em 2014, o Governo do Estado da Bahia financiou o restauro e a digitalização de Redenção (1959). Primeiro longa metragem realizado na Bahia, o pioneirismo do Redenção (1958) serviu para alavancar o chamado ciclo baiano de filmes. Filmado com lente anamórfica, fabricada pelo diretor, permitiu uma imagem em cinemascope, formato das grandes produções hollywoodianas da época. O filme se passa na Salvador do final da década de 50, com um enredo cheio de mistério e suspense. Até 30 de março de 2017, todas as quartas-feiras acontece o “Uma ideia na cabeça” que compõe a programação do projeto Tropicália: Régua e compasso e que trará diversos filmes dos anos 60.

Na próxima quarta-feira, dia 04 de janeiro 2017, o projeto “Tropicália: Régua e compasso” traz para o Palacete das Artes a exibição do filme “Redenção” (1958), do diretor Roberto Pires. Compondo a programação do “Uma ideia na cabeça”, o longa será exibido a partir das 17h e a entrada é gratuita. Além das exibições fílmicas, palestras, bate-papos e apresentações musicais, em comemoração aos 50 anos da Tropicália, a exposição - com curadoria de Murilo Ribeiro - diretor do Palacete, ficará montada para visitação durante esse período, inspirando ações paralelas do projeto, idealizado por Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que realiza o projeto com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) - ao qual pertence o Palacete das Artes -, e com a Fundação Pedro Calmon (FPC), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

EXPOSIÇÃO
A mostra conta com peças de artistas da música, da dança, e das artes visuais em evidência nos anos 60, como Lina Bo Bardi, Walter Smetack, Yanka Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Pierre Verger, além de fotos dos acervos de Lia e Silvio Robatto, recentemente doados ao Centro de Memória da Bahia.

 

TROPICÁLIA - RÉGUA E COMPASSO
“Quem viveu, viveu”, quem não viveu vai poder ter uma experiência e tanta, passear pela Bahia Pré-Tropicalista. Esta é a proposta do projeto Tropicália: Régua e Compasso. O evento que vai ocupar o Palacete das Artes durante todo o verão até março de 2017 vai brindar o visitante com uma exposição que reúne peças de artistas da música, da dança, e das artes visuais em evidência nos anos 60, como Lina Bo Bardi, Walter Smetack, Yanka Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Pierre Verger além de fotos dos acervos de Lia e Silvio Robatto. Além de palestras, debates, e diálogos relacionados com as diversas linguagens artísticas, e apresentações musicais. Uma espécie de esquenta para anunciar os 50 anos da Tropicália que serão comemorados no próximo ano.
O formato do projeto Tropicália: Régua e Compasso segue a fórmula bem-sucedida de A Bahia é África Também, projeto realizado no ano de 2015, pela Funceb e IPAC e que, pela primeira vez, desde a doação da Coleção de Arte Africana Claudio Masella ao Instituto, tornando-se acervo permanente do Centro Cultural Solar Ferrão, teve um recorte levado a outro espaço, no caso o Palacete das Artes. Os Museus do IPAC – Dimus cederão peças dos acervos da Coleção Walter Smetak e Lina Bo Bardi (permanentes no Solar Ferrão) e de obras do acervo do MAM para o projeto.

SERVIÇO :Tropicália: Régua e compasso
Exposição: Mostra foca ambiência anterior ao movimento musical, reunido peças de Lina Bo Bardi, Smetak, Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Verger e acervo de Lia e Silvio Robatto. Visitação: De terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

Programação até março 2017 - às terças, quartas e quintas-feiras - 17h
- A Sopa de Maria: Terças-feiras: 10 e 24/01/17, 07 e 14/02/17, 14 e 28/03/17
- Uma Ideia na Cabeça: Quarta-feiras, até 30/03/17
- Essa Noite se Improvisa: Quintas-feiras: 5 e 19/01/17, 09/02/17, 23 e 28/03/17
- Seminário e lançamento de revista: dias 29 e 30/03/17

BASTIDORES DA FOLIA
2017 - Filme baiano "Redenção", no projeto Tropicália: Régua e Compasso
2016 - Tropicália: Régua e Compasso
2016 - Rogério Duarte, o Tropikaoslista, tem especial na Bahia
2016 - Tom Zé participa de bate-papo em Tropicália: Régua e Compasso



Fonte : SECOM BA (04/01/2017 09:31) - janeiro 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br