O Corso de Zé Pereira reúne carros, caminhões enfeitados e/ou veículos adaptados com foliões fantasiados
acompanhando dentro ou fora dos veículos tocando marchinhas e músicas carnavalescas e alguns levando até bandas,
promovido pela Prefeitura da cidade de Teresina, no Piauí, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
| ||
O percursso é finalizado na Praça do Marquês que contém espaço de alimentação e palco com shows. Após todos desfilarem acontece a escolha do melhor carro decorado (originalidade, animação e decoração) com julgamento feito pelo público, que recebem um prêmio de incentivo aos participantes (geralmente valores em dinheiro que variam a cada ano) para os 1º, 2º e 3º colocados. |
como surgiu o corso em teresina
O Corso nasceu no Brasil no final do século XIX e o primeiro desfile no Piauí aconteceu nos anos que seguem 1930, onde as famílias ricas piauienses desfilavam com seus carros ao redor da Praça Pedro II, e ao redor do desfile acontecia tradicional GUERRA DE CONFETES. e a BRINCADEIRA DE VELA BELA, que se jogava talco uns nos outros. O Corso teve um crescimento nos anos 40, onde surgiram os primeiros cordões, blocos e ranchos que desfilavam e eles levavam as batucadas na Praça Rio Branco, em Teresina. |
Nos anos 50, o auge do Corso foi marcado pelo desfile do Caminhão das Raparigas,
as prostitutas da Rua Pai Sandú trajaram suas melhores roupas,
alugaram um caminhões e desfilaram pela Rua Paissandu (centro de Teresina), percorrendo a Praça Rio Branco, a Av. Antonino Freire e a Av Frei Serafim.
O desfile foi um sucesso, que de "marginalizadas" eram vistas como "Vedetes" na folia momesca
|
Nos anos de 1970 o Corso começou a declinar e os Bailes a Fantasia ganharam espaço em Teresina. Um dos famosos era o Bal Masqué promovido pelo cronista Mauro Júnior.
projeto "reviver o carnaval"
Com o projeto de revitalização do carnaval em 1997, criado pela SEMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, chamado "Reviver o Carnaval", que resgatava a volta do Corso e das Escolas de Samba na folia momesca de de Teresina. E até o Carnaval de 2001, o Corso era feito em dias alternados em bairros, onde as audaciosas prostitutas da Paissandu ganharam homenagem com o "Caminhão das Raparigas", desfilando com um carro que levava o Rei Momo e a Rainha do Carnaval e um trenzinho que seguia o percursso. |
Do Carnaval de Teresina de 2002 em diante, a direção da folia momesca passa a ser controlada pela
Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves que divulgou e reuniu dezenas de carros em uma mesma Avenida, a Frei Serafim.
Os carros que viraram tradição nos desfiles carnavalescos nos Corsos são, o Bode dos Medonhos,
o Pó de Mico e o Palhaço Alegria.
Anos depois criou-se um PERCURSSO ESPECÍFICO que acabou retomando a tradição que hoje é a marca registrada da irreverência e alegria do Carnaval de Teresina.
corso entrou para o livro de records
"O Corso do Zé Pereira que acontece durante o Carnaval da cidade brasileira Teresina , no Piauí entrou para o Livro dos Recordes (Guinness World Records Book) como o maior Desfile de Carros Alegóricos
no dia 15 de fevereiro 2012, CONTINUAÇÃO AQUI.
|
"Mergulhado na tradição - o desfile tem origens que datam de 1940 - o Corso do Zé Pereira tem explodido em popularidade nos últimos anos. O que costumava número de multidões nas centenas para o festival cresceu para o que autoridades da cidade estima em 40.000 no comparecimento este ano.
Mas a questão não era sobre o número de pessoas - era sobre o número de carros alegóricos elegíveis e quantos deles podiam completar a rota de desfile de Teresina de 7,3 km (4,54 mi).
|
"O que mais me impressionou foi a grande variedade de carros alegóricos e participantes. Falando com os membros da prefeitura, eles ficaram muito orgulhosos pelo fato de que - ao contrário de seus colegas mais famosos do Carnaval no Rio de Janeiro ou Salvador - o Corso do Zé Pereira é totalmente gratuito para todos participarem. Encontrar um caminhão, decorar um flutuador, e você e seu grupo rowdiest de amigos são mais do que bem-vindos para participar da festa.
|
|
o que é zé pereira ? |
BIBLIOGRAFIA
(1) Guinness World Records Book, 15 de fevereiro 2012, Brazilian city of Teresina plays host to world record-breaking parade of floats - SEE+.
- Cidade Verde - Corso do Zé Pereira dá pontapé para o Carnaval de Teresina, 14/02/2009 - SEE+
- Vídeo Youtube Corso Zé Pereira - por Casa Verde, publicado em 01/02/2013
CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval