cantinho da folia

o corso do zé pereira

O Corso do Zé Pereira que acontece durante o Carnaval da cidade brasileira Teresina , no Piauí entrou para o Livro dos Recordes (Guinness World Records Book) como o maior Desfile de Carros Alegóricos no dia 15 de fevereiro 2012, CONFIRA AQUI.



Mike Janela define o evento no Livro dos Recordes : " Se há uma coisa que os brasileiros sabem fazer, é uma festa. E se há um partido que dominaram, é Carnaval. Tanto assim, de fato, que a cidade brasileira de Teresina tomou para jogar o que chama de "pré-Carnaval" partido uma semana antes. E foi aí que visitei no último sábado o desfile anual "Curso do Zé Pereira". Minha missão? Para verificar se a capital do nordeste poderia reivindicar o prêmio Guinness World Records para o "maior desfile de carros alegóricos".

Mergulhado na tradição - o desfile tem origens que datam de 1940 - o "Curso do Zé Pereira" tem explodido em popularidade nos últimos anos. O que costumava número de multidões nas centenas para o festival cresceu para o que autoridades da cidade estima em 40.000 no comparecimento este ano.

Mas a questão não era sobre o número de pessoas - era sobre o número de carros alegóricos elegíveis e quantos deles podiam completar a rota de desfile de Teresina de 7,3 km (4,54 mi).

No caso, os brasileiros tiveram sucesso com cores voadoras, como a Prefeitura de Teresina desfilaram um registro-estabelecendo 343 carros alegóricos em uma cerimônia que durou mais de seis horas e meia. O que mais me impressionou foi a grande variedade de carros alegóricos e participantes. Falando com os membros da prefeitura, eles ficaram muito orgulhosos pelo fato de que - ao contrário de seus colegas mais famosos do Carnaval no Rio de Janeiro ou Salvador - o Curso do Zé Pereira é totalmente gratuito para todos participarem. Encontrar um caminhão, decorar um flutuador, e você e seu grupo rowdiest de amigos são mais do que bem-vindos para participar da festa.

Isso levou a carros alegóricos celebrando tudo, desde princesas da Disney até o antigo Egito até John Lennon. Um tópico comum? Muita cor. Outro? Muita criatividade. Um dos carros alegóricos mais populares caracterizou um besouro de Volkswagen equipado com uma plataforma do helicóptero acima dele, completo com operador do piloto e do rotor.

O gracejo em uma conferência de imprensa após o evento foi que o governo teresiano já havia assumido "se temos o maior desfile de flutuadores no Brasil, também deve ser o maior do mundo".

Não mais suposições necessárias - Teresina é certamente topos agora".

Fonte : Guinness World Records Book - SEE+.


CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br