carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Lavagem Cultural da Funceb dá início aos festejos de Carnaval
bastidores da folia
Carnaval de Salvador 2018 - Bahia



Já está quase na hora de tirar as fantasias e purpurinas do armário e preparar o abadá para uma das maiores festas do mundo: o Carnaval. A folia no Centro Histórico de Salvador já começa na quarta-feira (7), às 15h, quando servidores e funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) realizam a 28ª edição da Lavagem Cultural da Funceb. Na ocasião serão coroados o Rei e a Rainha da festa: Xandy Avião e Paula Sanffer – cantora da Timbalada. A folia ainda vai contar com uma convidada pra lá de especial, a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, Jéssica Almeida dos Santos, de 19 anos, coroada na 39ª edição da Noite da Beleza Negra que aconteceu no último dia 20, na Senzala do Barro Preto, em Salvador.

O evento proporciona um momento de confraternização e integração, tanto entre os funcionários da Funceb, quanto para os baianos e turistas que queiram dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos. O cortejo sairá do Palácio do Rio Branco, na Rua Chile, ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, e seguirá animado ao som do sopro e percussão do Maestro Reginaldo Xangô.

Os interessados em participar devem obter informações com Jorjão Oliveira, funcionário da Funceb, que junto a outros funcionários, organiza o evento. A entrega da camisa para participar da folia começa a partir desta segunda-feira (29). O evento faz parte do calendário oficial carnavalesco do Governo do Estado e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.

 

HISTÓRIA
A primeira Lavagem Cultural da Funceb aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Centro Histórico, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima, Denny, Alinne Rosa, Ana Mametto, dentre muitos outros.

SERVIÇO : 07 de janeiro 2018 - DOM - 15h
ONDE : saindo do Palácio Rio Branco, Rua Chile, Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho - Salvador BA
QUANTO : R$ 35,00 (público interno) e R$ 45,00 (público externo)

EDIÇÃO ANTERIOR
2017 - edição


Fonte : SECULT/SECOM BA (29/01/2018 10:00) - janeiro 2018

volta | contato

www.carnaxe.com.br