carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


  Bastidores da Folia

      


QUANDO ?

  27 à 30 de julho 2000 - FORTALEZA CE

Portal Carnaval

volta | contato

Fortal 2000
9ª edição - slogan "Estação da Alegria"


A contagem regressiva para o Fortal já começou. Dentro de algumas horas, a Avenida Beira Mar será transformada no palco da maior micareta do Brasil, o Fortal 2000, já em sua nona edição. Nesta primeira noite, a partir das 19 horas, desfilarão os foliões dos blocos Coco Bambú (Asa de Águia), Nana Banana (Chiclete com Banana), Cerveja e Cia. (Ivete Sangalo) e O Bicho (Ricardo Chaves). A festa promete reunir, nesses quatro dias, milhares de pessoas.

Numa extensão de 4,2 quilômetros na Avenida Beira Mar, entre a Enseada do Mucuripe e a Praia de Iracema (altura do Hotel Esplanada), a alegria correrá solta - tanto para aqueles que estarão atrás do trio elétrico, nos camarotes oficiais e nas sacadas dos apartamentos até na famosa pipoca. A expectativa, de acordo com o levantamento feito pela Polícia Militar no ano passado, é que cerca de 500 mil pessoas prestigiem o evento diariamente. Para este ano, se espera mais gente De quinta-feira a domingo, dias 27passarão pela Beira Mar 12 atrações musicais, divididas em 11 blocos entre oficiais e alternativos, para agitar um público estimado em 450 mil pessoas por noite. O carnaval fora de época deste ano conta com três trios elétricos de 40 mil watts de energia. Segundo a Click Promoções, se esta potência fosse usada como energia elétrica seria suficiente para iluminar uma cidade com 5 mil habitantes.

Saem nestes trios elétricos Chiclete com Banana, Asa de Águia e Ivete Sangalo, que já conferiram a potência de som no carnaval de Salvador (BA). Aqui no Fortal, até o ano passado, o trio elétrico mais potente chegava a 10 mil watts. Os trios vão percorrer 4,2 quilômetros, sendo que nos 350 metros do corredor da folia, na área dos camarotes, levarão 40 minutos para se apresentar. O tempo será controlado por dois cronômetros grandes, para evitar atrasos e garantir, assim, a maior diversão tantos dos integrantes dos camarotes, como dos foliões.


Os camarotes também atraem artistas do meio musical. O vocalista do É o Tchan, “cumpadre” Washigton, veio de Salvador para prestigiar o evento e, ainda, dar uma palhinha no trio da colega Emanuelle Araújo, vocalista da Banda Eva. “ Fortal já está consolidada pela animação e organização e, além disso, Fortaleza é uma terra maravilhosa”, acrescenta. Até mesmo Ricardo Chaves, atração dos blocos “O Bicho” e “Kanguru”, rende-se à alegria dos camarotes. No segundo dia de Fortal, quando emprestou seu bloco oficial para a banda Araketu, ele assumiu seu lado folião e apreciou a festa por outro ângulo. “Gosto da festa de todas as maneiras. Ficar do outro lado é diferente, mas a curtição é maravilhosa”. Márcia Freitas, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, também está prestigiando o Fortal 2000. Ela, que já comandou blocos em outras edições da festa, agora se diverte, bem acompanhada, nos camarotes, não deixando de lado, no entanto, toda sua a animação.

BLOCOS OFICIAIS
Bloco Sirigüella - Chiclete com Banana (Bell Marques)
Bloco Evebary - Asa de Águia (Durval Lelys)
Bloco Quero Mais - Ivete Sangalo
Bloco Quero Mais - Timbalada (Ninha, Timbalada, Amanda)
Bloco Lero - Cheiro de Amor (Carla Visi)
Bloco A Barca - Pimenta N' Ativa (Serginho)
Bloco Kanguru - Ricardo Chaves + Ara Ketu (Tatau)
BLOCOS ALTERNATIVOS
Bloco Nana Banana - Chiclete com Banana
Bloco O Bicho - Ricardo Chaves
Bloco Cerveja&Cia - Ivete Sangalo
Bloco Cocobambu - Asa de Águia

BLOCO INFANTIL
Kanguru Kids - Eliane


EDIÇÕES ANTERIORES

CarnAxE - o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
1999 - 8ª edição
1998 - 7ª edição
1997 - 6ª edição
1996 - 5ª edição
1995 - 4ª edição
1994 - 3ª edição
1993 - 2ª edição
1992 - 1ª edição
www.carnaxe.com.br