POLICHINELO ou PULCINELLA fantasia carnavalesca que tem origem da COMMEDIA DELL ARTE - Origem e História . Quem é? O que é? Resgate da Historia do Carnaval ...::: CarnAxE
cantinho da folia

Polichinelo

POLICHINELO ou PULCINELLA (em italiano) é uma personagem clássico da COMMEDIA DELL´ARTE, e sua fantasia ganhou o gosto do folião brasileiro nos carnavais de outrora, virando tradição no Brasil, até os dias atuais.


origem e história

POLICHINELO ou PULCINELLA (em italiano) é retratado com uma barriga proeminente, o personagem da Commedia dell´Arte surgiu em Nápoles, na Itália, por volta da segunda metade do século XVI (entre 1560 e 1580).

Pulcinella tornou-se uma figura icônica na cultura popular napolitana e em toda a Itália. Pulcinella é muitas vezes associado à tradição do teatro de marionetes italiano.

O Polichinelo ou Pulcinella é um personagem espirituoso, astuto, conspirador, oportunista, travesso, esperto e tem solução para tudo. Bom, mas egoísta, um doce tocador de bandolim e anda com um bastão. Uma característica famosa dele é a de nunca conseguir se calar.

Pulcinella têm uma postura encurvada (corcunda) representa um tipo popular, muitas vezes um servo esperto ou tolo fingido, com uma personalidade ambígua: às vezes astuto e cínico, às vezes ingênuo e bufão. É um amante do vinho, da boa comida e da ociosidade.


Pulcinella de 1700 por Maurice Sand (1860)

Adorado pelos italianos, Pulcinella é imprevisível e engraçado, sempre em apuros, mas capaz de lidar com qualquer situação graças à sua astúcia.

O nome "Pulcinella" também está associado a uma famosa forma de massa italiana, a "pasta pulcinella", que tem uma forma semelhante ao personagem e é tradicional da região de Campania, em Nápoles.


polichinelo, a fantasia

No Brasil, a fantasia do Polichinelo virou tradição nos carnavais, e é composta por uma blusa branca larga aberta na frente, fechada com pompons. Uma calça também de cetim, larga e branca. Um colarinho curto franzido ao redor do pescoço.

A fantasia é usada com um sapato fechado ou tênis preto. O Chapéu usado é idêntico da ilustração de Giovanni Grevembroch.


Ilustração de Giovanni Grevembroch

Já a FANTASIA do personagem Pulcinella na Itália usa uma máscara de couro com um nariz comprido e curvo, uma calça bufante estreira no calcanhar com uma meia branca sobreposta. E leva um bastão como acessório.


busto do pulcinella

"No coração pulsante de Nápoles, entre as ruas estreitas do centro histórico, ergue-se um Busto do Pulcinella, um símbolo de sorte e tradição." (01) Uma lenda popular diz que tocar no nariz de Pulcinella traz sorte

Pulcinella representa o povo napolitano, com suas características de esperteza, alegria e resistência diante das dificuldades.

Posicionada no Vico del Fico Al Purgatório. a estátua do artista napolitano Lello Esposito é Patrimônio Cultural e Artístico da cidade de Nápoles, na Itália.


Busto de Lello Esposito, em Nápolis


referências bibliográficas
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
(01) NÁPOLIS Soterranea, Pulcinella - napolisotterranea.org
- DELPIANO, Roberto - Commedia Dell´Arte Italiana
- LIVRO de Pulcinella em 1700, Ilustração de Maurice Sand feita em 1860
- IMAGENS, Créditos de Images descritos nas fotos, pinturas e ilustrações


CarnAxE, aqui é  Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br