carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Samba dita o ritmo da segunda noite de carnaval no Campo Grande
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


Na festa de todos os ritmos musicais, o samba tem seu lugar garantido. Os blocos de samba do carnaval de Salvador são responsáveis por momentos marcantes nas duas primeiras noites de quinta e sexta-feira no circuito Osmar. Nesta sexta-feira, 17, o ritmo reinará no desfile dos blocos: Saudade é Folia, Q Felicidade, Alvorada, Filhos de Marujo, Milenar, Reduto do Samba, Soweto e Samba Popular. Mas a força dos tambores também estará presente, pois desfilam nesta noite os blocos afro Os Negões, Cortejo Afro e o Olodum, celebrando as várias formas de energia com o tema: O Vale do Reis, As sete portas da energia. O bloco Os Negões vem para a Avenida comemorar suas “bodas de pérolas”, ou seja, 30 anos de atividades culturais de preservação da cultura negra. Já o Cortejo Afro traz o tema “Outras Palavras”, uma referencia à canção de Caetano Veloso, como metáfora para as outras linguagens utilizadas pelo bloco afro, com seus figurinos, músicas, danças, alegorias e demais intervenções.

Samba de roda – A preocupação com a valorização do samba da Bahia é o destaque do bloco Q Felicidade, que também desfila na sexta-feira, no Circuito Osmar (Campo Grande). Pelo sexto ano consecutivo, o bloco abrirá espaço para o samba de roda na Avenida, com as cantoras Juliana Ribeiro, Simone Raios, Clécia Queiroz, além de Juninho de Cachoeira e outros. O tema deste ano do bloco será os gêmeos Cosme e Damião. “Teremos muitos doces, pirulitos e uma decoração no trio com tudo que as crianças gostam”, adianta a vice-presidente da agremiação, Lúcia Luz. A organizadora explica que entre os foliões do bloco estão muitos ouvintes e fãs do radialista Paulo Sérgio Pito dos Santos, conhecido como Paulinho Kaká, importante divulgador do samba no rádio baiano. “Ele ajudou a lançar muitos artistas do samba da Bahia que fazem questão de cantar em nosso bloco”, alegra-se Lúcia Luz.

A mais tradicional entidade de samba do Carnaval da Bahia, o bloco Alvorada fará seu 37º carnaval com o tema “Retrato fiel do samba na Bahia”, e um desfile de estrelas da música. Entre as “pratas da casa”, estão: Roberto Mendes e Raimundo Sodré, com os samba de roda do Recôncavo; as vozes de Gal do Beco e Aloísio Menezes, trazendo canções tradicionais e populares; Valdélio França, Marco Poca Olho (Samba do Tororó) e Arnaldo (Tempero do Samba) garantindo a presença dos sambas juninos. E para acompanhá-los, os grupos Bambeia e 5 Mulek’s e 1 Atrevido, que vêm seguindo os passos dos grandes bambas. O bloco também traz atrações nacionais: o carioca Marquinho Sathan e o paulista Marquynhos Sensação.

Esta entidade integra o Carnaval Ouro Negro, programa de apoio ao desfile de blocos de matriz africana, criado em 2009, pela Secretaria de Cultura da Bahia. Em 2012, o programa contempla 126 entidades, entre afoxés, blocos afro, de índio, de samba, de reggae e de percussão, com um investimento de R$5,305 milhões.

Fonte : Secretaria Cultura Bahia (17/02/12 - 12H02) - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br