carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Salvador celebra 1º ano do Título "Cidade da Música"
bastidores da folia
Expectativa é de que selo ajude na divulgação e ampliação da produção musical existente na cidade





Salvador comemorou no último sábado, dia 10 de dezembro 2016, um ano de recebimento do título de Cidade Criativa da Música, concedido pela Unesco a cidades com reconhecimento da própria vocação como elemento de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa, conquistada através de mobilização da Prefeitura por meio do Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), coloca a capital baiana como única no país a participar da Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria Música, em intercâmbio com outras 115 cidades do mundo com soluções voltadas para a economia criativa. Para os artistas da terra, o reconhecimento não apenas ajuda a divulgar a capital, mas também pode contribuir para divulgar e ampliar a rica produção musical desenvolvida há décadas e que tem como ponto alto o Carnaval. Carnaval que, por sinal, terá como tema oficial em 20117 "Cidade da Música". Para a cantora Daniela Mercury, nada mais justo.“A música é nossa anfitriã e nos identifica. E agora, mais do que nunca, é nossa marca no Brasil e no mundo. É ótimo pra Salvador fazer parte da rede das cidades criativas da Unesco. Isso facilitará a troca de experiências na criação e gestão de eventos e ajudará a promover nossas grandes festas, como o carnaval”, pontua. Para celebrar o fato, a artista compôs este ano a canção “Cidade da Música”, que traz versos como “Nação de ritmos, do violão brasileiro/ Da bossa nova, do samba de roda/ Dos rumpilés do terreiro/ Nação de músicos revolucionários/ Do rock, do axé, dos sambistas/ Dos novos baianos, dos doces bárbaros”.

Além da divulgação, o título desperta no meio artístico justamente o desejo de reconhecimento do trabalho musical realizado na cidade. “Espero que se traduza em investimentos e patrocínios pra indústria criativa. Que estimule a criação de mais eventos, a valorização das orquestras, dos coros, dos cantores, dos grupos de dança, dos artistas, músicos, cenógrafos, iluminadores, bailarinos e produtores culturais. E que fomente a construção de mais equipamentos culturais como teatros, espaços pra shows, museus e cinemas, gerando também mais atenção pra os que já existem”, declara Daniela Mercury.

Na década de 1990, outro artista já anunciava Salvador como um local marcado pela música. Com a canção “Rebentão”, sucesso na versão da banda Cheiro de Amor, o cantor e compositor Carlos Pitta lembra os versos que começam com “Moro numa cidade cheia de ritmos /Que sobe e desce ao som da maré /Ela canta, ela dança, ela toca, ela vibra / Ele bate com a mão, ela dança com o pé”. “Salvador é um encontro de várias etnias e acho que isso realmente a motiva a ser Cidade da Música, além de ser porta de entrada do Recôncavo, que é um grande centro rítmico musical. Acho que esse reconhecimento dá a Salvador uma notoriedade que a cidade realmente está precisando para que ela ganhe uma motivação mundial e se dirijam para cá além do Carnaval”, salienta Pitta.

Da chamada nova geração do axé-music, o cantor Levi Lima, da banda Jammil e Uma Noites, acredita que a iniciativa é um reconhecimento justo para uma cidade onde o talento é encontrado em cada esquina. “É uma cidade que vem projetando inúmeros artistas para o mundo há muito tempo. Além disso, nossas raízes culturais são muito fortes e cativam pessoas que se identificam com nosso modo de ser e sorrir”.

INCENTIVO
Como Cidade Criativa da Música, Salvador precisa cumprir alguns compromissos, como entender o impacto da música para a economia local, estimular as capacitações e promover a interação da cultura com a educação. Nesse sentido, já foi realizado intercâmbio com outras cidades membros como Bologna (Itália), Sevilha (Espanha), Glasgow (Reino Unido), Ghent (Bélgica), Bogotá (Colômbia), Brazzaville (República do Congo), Mannheim (Alemanha) e Hannover (Alemanha), para conhecer as diferentes formas de promover transformações sociais através da música, mobilização de pessoas e incremento à economia criativa. Outra importante iniciativa é a implantação do Museu da Música Brasileira, cujo projeto já está sendo definido para obtenção de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A intenção é de que o espaço seja o mais moderno e completo equipamento do gênero no país, com apelo nacional e internacional. O intuito é de contar a história da música do Brasil a partir dos sons produzidos na Bahia e de ser mais um elemento de atração de visitantes para a capital baiana.

HOMENAGEM
Para marcar o primeiro ano do reconhecimento como Cidade Criativa da Música, foi realizado no sábado, dia 10 de dezembro 2016, uma apresentação especial da Orquestra Popular da Bahia, a partir das 17h30, no Farol da Barra. Regida pelo maestro Reudes Nogueira, a orquestra instrumental preparou um repertório especial com composições próprias e alguns clássicos da axé music.
Além da celebração do título, o evento marcou o início da segunda temporada do projeto Viver Barra, idealizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e que tem na música o elemento agregador para incentivar a ocupação dos espaços públicos do bairro com cultura e entretenimento, dinamizando a economia local durante a alta estação. O projeto contou com o apoio dos comerciantes e dos moradores da Barra, que passou por um processo de profunda transformação nos últimos quatro anos.

BASTIDORES DA FOLIA
2017 FEV - Cidade da Música é o tema do Carnaval de Salvador
2016 DEZ - Salvador celebra 1º ano do Título "Cidade da Música"
2016 JUN - Unesco reconhece Salvador como Cidade da Músicas



Fonte : AGECOM BA (12/12/2016) - dezembro 2016

volta | contato
www.carnaxe.com.br