carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Conversando com a sua História : os blocos afro e a construção identitária de Salvador
bastidores da folia
Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA)



Tema : Cultura e Cidade - O primeiro Conversando Com a Sua História de novembro será realizado na próxima segunda-feira, dia 07 de novembro 2016, às 17h, na Biblioteca Pública dos Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador/BA. O tema desta edição é “Cultura e Cidade”, que terá como eixo principal a cidade de Salvador. O curso integra o projeto intitulado “Memórias Contemporâneas”, que reúne depoimentos a cerca da cultura baiana a partir da década de 1950. A participação é aberta ao público.

O Conversando com a Sua História é idealizado pelo Centro de Memória da Bahia – unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA. Na ocasião, o professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Nivaldo Andrade falará de Arquitetura e Patrimônios de Salvador. Além da sua formação acadêmica, Nivaldo tem um grande currículo voltado para o conhecimento arquitetônico da cidade, sendo membro dos conselhos consultivos do Patrimônio Cultural (IPHAN), do Patrimônio Cultural de Salvador (Fundação Gregório de Matos / Prefeitura Municipal de Salvador), do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS (Internacional Council on Monuments and Sites) e do Conselho Diretor do DOCOMOMO Brasil.

A conversa também pautará os blocos afro e a construção identitária de Salvador, com condução do presidente do Grupo Cultural Olodum, João Jorge Rodrigues. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília, João é advogado e membro do conselho da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), além de ter sido recentemente escolhido para integrar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil na condição de membro consultor.

Memórias Contemporâneas

O projeto “Memórias Contemporâneas” visa coletar depoimentos orais, por meio audiovisual, e recolher documentos concernentes à cultura na Bahia, em especial referentes ao teatro, dança, música e cinema, a partir da década de 1950. Apesar da importância da cultura baiana nos processos sociais brasileiros, a memória cultural da Bahia entre as décadas de 1950 e 1990 encontra-se pulverizada em diferentes instituições e sob a guarda de terceiros, dificultando o acesso e a sistematização das informações acerca do supracitado tema.
Nesse sentido, esse projeto resgata a memória da cultura na Bahia, a partir da realização de entrevistas, recolhimento de documentos, publicações, em fac-símile, de periódicos que influenciaram a sociedade baiana. Este acervo audiovisual, textual e iconográfico estarão à disposição de pesquisadores e estudiosos.

CMB - O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

EDIÇÕES 2016

CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
21.11 - GERÔNIMO : Eu sou negão: Movimento negro, Afro-reggae e axé music
28.11 - ILÊ AIYÊ : Artes Plásticas e Identidade Afro- Baiana
07.11 - OLODUM : blocos afro e a construção identitária de Salvador



Fonte : SECULT BA (04/11/2016 09:31)- novembro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br