Entre suas músicas de sucesso, além da música-tema da "Globeleza", destacam-se "O Campeão (Meu Time)", certamente sua composição de maior sucesso, e "Ângela" (Serginho Meriti / Alexandre).
Dono de voz potente e afinada, estreou como puxador de samba no bloco Leão de Iguaçu, em 1970. Rejeitado nas alas de compositores de Salgueiro (sua escola preferida na juventude), Império Serrano, Portela e Mangueira, o jovem sambista chamou a atenção de Cabana (Silvestre David da Silva), compositor dos primórdios da Beija-Flor, que o convidou para se juntar aos músicos da escola. Assim, transferiu-se para a Beija-Flor de Nilópolis em 1975.
Até então era conhecido por Neguinho da Vala, apelido nascido na infância terrivelmente pobre, em Nova Iguaçu, atravessada entre as valas da vizinhança. Na Beija-Flor de Nilópolis, criou o bordão "Olha a Beija-Flor aí, gente!" (o grito de guerra mais famoso do carnaval), e continua no cargo até hoje. A Beija-Flor faz parte da vida de Neguinho de tal forma que ele incorporou o nome artístico à sua certidão de nascimento. Além disso, ele é o único dos intérpretes de todas as escolas a cantar de graça. Segundo ele "se alguém tivesse que pagar, seria eu à Beija-Flor. Tudo que consegui na vida devo à escola. Por ela, sempre cantei de graça e sempre vou cantar."
SERVIÇO : 16 de Janeiro de 2022 - DOM - 20h
ONDE : PRAÇA 11 - Rua Doutor, R. Constancio Krumel, 1894 - Praia Comprida, São José - SC, 88103-600
Fonte : SECULT BA (07/01/2022 10:30) - janeiro 2022
volta | contato |