carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Cidade da Música é o tema do Carnaval de Salvador
folia momesca
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia







Prefeito lança em São Paulo o calendário de eventos para atrair ainda mais turistas e ampliar o período de permanência na cidade Em um clima de muita descontração, com a presença de alguns dos mais importantes artistas da Bahia, o prefeito ACM Neto anunciou na noite desta quinta-feira (17), em São Paulo, que o tema do Carnaval de Salvador do ano que vem será “Cidade da Música”, em homenagem ao título recebido pela primeira capital do país da Unesco.

Durante sua exposição para integrantes do trade turístico de todo o país, Neto afirmou que a estratégia de divulgar o calendário do verão em São Paulo tem como objetivo alavancar o turismo em Salvador e acrescentou que a cidade está preparada para receber os visitantes do Brasil e do mundo.

A escolha foi motivada com o objetivo de potencializar os principais ativos da cidade - a cultura e o turismo -, criando oportunidades para promover o desenvolvimento sustentável com inclusão social e preservação da sua identidade cultural. Além disso, Salvador vai mostrar ao mundo que além fazer um verdadeiro e maior Carnaval de rua, irá consagrar novamente junto aos foliões a certeza de encontrar uma festa organizada e com diversão garantida para todos os gostos e idades. O carnaval de Salvador em 2017 é patrocinado pela Skol, Air Europa.

De acordo com o prefeito, a crise econômica que o Brasil atravessa pode ajudar Salvador. “Está mais caro ir para o exterior e Salvador se tornou, desde 2013, uma cidade mais atraente e mais bem preparada para receber os visitantes”. O prefeito disse, ainda, que espera um crescimento de 15% no fluxo turístico em relação ao ano passado. No verão, a Prefeitura projeta que Salvador deve receber cerca de 2,1 milhões de pessoas. Sobre o Carnaval, ACM Neto confirmou que a tendência é a ampliação da festa sem cordas e destacou que o modelo de financiamento da folia é uma referência para o país. O presidente da Saltur, Isaac Edington, ressaltou que a grade completa do Réveillon, outro grande evento organizado pela Prefeitura, será divulgada nos próximos dias e que a festa entrou definitivamente para o calendário da Praça Cairu. “O Réveillon se tornou um produto da cidade para o turismo com atrações de ponta”, afirmou. Antes do início da festa que contou com artistas baianos, ACM Neto disse que o Carnaval de Salvador está muito mais seguro e que a Prefeitura tem ajudado o Estado no combate à violência.

CARNAVAL DE SALVADOR 2017 - BAHIA
programação completa - confira aqui

CALENDÁRIO
Na capital baiana, essa agenda de festas começa antes mesmo do início oficial do Verão, já no dia 4 de dezembro, na comemoração de Santa Bárbara. Logo depois, a cidade ferve com o maior evento de fim de ano do país – o Réveillon de Salvador –, com os ensaios dos blocos, bandas e artistas, passando ainda pela Lavagem de Itapuã, festa de Yemanjá e chegando, finalmente, ao Carnaval. Mais uma vez o Réveillon, que em 2015 também foi apresentado em São Paulo, acontece na Praça Cairu, no Comércio. Para mostrar a magnitude e efervescência do calendário de Verão da capital baiana, que tem o apoio de marcas como a Skol e a Air Europa, a Prefeitura reuniu nesta noite, em São Paulo, artistas da música baiana, executivos do trade turístico nacional e de grandes marcas, celebridades, empresários do setor de entretenimento, influenciadores e imprensa de todo o país. Isso tudo acompanhando de um grande show de Daniela Mercury e Saulo Fernandes, além de convidados. A direção artística é de Elísio Lopes. O mestre de cerimônia foi o ator Érico Brás.

IDENTIDADE OLFATIVA
Durante o evento em São Paulo, aconteceu também o lançamento da identidade olfativa da cidade. Sabendo da forte relação entre olfato e memória, a Prefeitura resolveu tocar ainda mais o emocional das pessoas que visitam e moram na cidade. A Avatim foi convidada para desenvolver uma fragrância exclusiva que vai se tornar a identidade olfativa da cidade, o “Xêro – Sinta Salvador”, representando a essência e a identidade do soteropolitano, sua cultura, cores, sabores e pluralidade. Trata-se de um aroma com notas cítricas e amadeiradas e um leve toque de flores brancas. A fragrância será espalhada por hotéis, aeroportos, aviões, eventos, espaços públicos entre outros locais, para fazer com que esse cheiro se torne parte da cidade e seja levado na bagagem sensitiva de todos que passem pela capital baiana, eternizando os bons momentos na memória de quem vive e de quem visita Salvador. A Avatim, empresa baiana com fábrica em Ilhéus, é a responsável pelos cheiros únicos do Hotel Copacabana Palace, no Rio, grife Ellus do Brasil e Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

VISITANTES
Proprietários de bares, pousadas, restaurantes e hotéis localizados nas áreas de maior concentração turística de Salvador já se preparam para recepcionar os mais de 2 milhões de visitantes que irão desembarcar na capital baiana entre os meses de dezembro de 2016 e março de 2017. A expectativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), reforçando a previsão do setor, que espera um aumento de até 15% no número total de ocupação hoteleira no período. Em 2015, os estabelecimentos da capital registraram uma taxa de 85% nos períodos de pico: Réveillon e Carnaval. O presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), Luiz Augusto Leão Costa, afirma que o trade turístico está otimista, “principalmente por conta da antecipação da programação feita pela Prefeitura de Salvador, o que propiciou ao setor mais tempo para elaborar e colocar em prática um planejamento”. “A ocupação em hotéis, bares e restaurante deve ser maior que no ano passado. Para isso, é preciso mostrar, nos principais polos geradores dos potenciais visitantes, que Salvador é uma nova cidade, que mudou de cara e está preparada para receber cada vez melhor o turista”.
Pelo menos 150 mil turistas devem chegar apenas durante a temporada de cruzeiros, que começou no mês de outubro. Serão, até o final do verão, 20 navios desembarcando na primeira capital do Brasil. Por conta disso, a Prefeitura prepara um esquema especial para receber os visitantes, envolvendo atrações culturais, distribuição de informativos e toda a assistência necessária para atender bem quem chega.

BASTIDORES DA FOLIA
2017 FEV - Cidade da Música é o tema do Carnaval de Salvador
2016 DEZ - Salvador celebra 1º ano do Título "Cidade da Música"
2016 JUN - Unesco reconhece Salvador como Cidade da Músicas


OUTROS TEMAS
Tropicália, tema do Pelourinho
Tema do Bloco ile Aiye
Sou Sertanejo!, Tema do Bloco Malê
Cortejo Afro tema de desfile
O Sol, Akhenaton: os Caminhos da Luz
Tema "Capoeira viva no caminho ...
As Muquiranas desfile tema Gladiadoras


CALENDÁRIO OFICIAL 2016 e 2017 - SALVADOR/BA
  • 04 de dezembro – Festa de Santa Bárbara
    Festa típica popular: A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã. Devotos se unem e rendem homenagens. Nas praças e mercados do Centro Histórico é servido o tradicional Caruru. Local: Largo do Pelourinho


  • 04 de dezembro - Ensaio Bloco Afro Malê Debalê
    O bloco conta com cerca de quatro mil integrantes e foi fundado por um grupo de moradores de Itapuã. Local: Sede do bloco, Abaeté


  • 08 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição da Praia
    Festa típica popular: Em homenagem a padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhando trio elétrico ao som do coral da Basílica. Local: Bairro do Comércio


  • 10 de dezembro – Pré-Enxaguada
    Com Carlinhos Brown e Convidados. Baseado no sucesso do evento Enxaguada du Bonfim, essa será uma versão que vai anteceder os festejos oficiais. Neste evento, Carlinhos Brown vai priorizar o samba, convidando atrações nacionais. Local: Museu du Ritmo


  • 10 e 11 de dezembro - Festival de Verão Salvador
    Um dos maiores festivais de música do país. Une todos os ritmos nacionais e mistura todas as tribos. No sábado (10), a linha musical do evento será Pop, Rock e Reggae. Já no domingo (11), o público curtirá o Axé Music e o Sertanejo. Local: Arena Fonte Nova


  • 11 de dezembro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê
    Local: Sede do bloco, em Itapuã


  • 13 de dezembro – Festa de Santa Luzia
    Festa típica popular: Seu nome significa portadora da luz ou aquela que serve a luz. As homenagens acontecem na igreja que leva o nome da santa, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia. Local: Pilar, no Comércio.


  • 16 de dezembro – Ensaio Léo Santana
    Com Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes, em Piatã.


  • 18 de dezembro - Concurso Rei e Rainha do Malezinho
    Promovido pelo Bloco Malê Debalê na sede do bloco, em Itapuã.


  • 25 de dezembro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da banda Jammil e Uma Noites - Levi Lima)
    Com um formato acústico, o projeto leva cultura e música para áreas públicas de Salvador. Evento gratuito. Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.


  • 28 a 31 de dezembro – Réveillon de Salvador
    Conhecida como a maior festa de fim de ano do país, O Réveillon de Salvador tem 25 atrações gratuitas. Local: Praça Caramuru, Comércio.


  • 01 de janeiro – Festa Pôr do Som
    Parte do Réveillon de Salvador, o projeto da rainha Daniela Mercury leva o melhor da música para o público durante o pôr do sol em frente à Baía de Todos os Santos. Artista: Daniela Mercury e convidados. Local: Praça Caramuru, Comércio.


  • 31 de dezembro e 1° de janeiro – Bom Jesus dos Navegantes
    Festa típica popular: O evento inclui duas procissões marítimas, contando conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos. Local – Cidade Baixa.


  • 04 de janeiro – Ensaio Léo Santana
    Com Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.


  • 05 de janeiro – Ensaio do Psirico
    Com Banda Psirico (Márcio Victor) e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • 06 de janeiro – Festa de Reis
    Festa típica popular: Comemorado na Europa, foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem guardando algumas de suas características. Local: Largo da Lapinha.


  • 08 de janeiro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da banda Jammil e Uma Noites - Levi Lima)
    Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.


  • 08 de janeiro - Sarau du Brown
    O evento idealizado por Carlinhos Brown traz para a mesma festa diversas formas de expressões artísticas como música, poesia, teatro, artes plásticas e moda. Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.


  • de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
    Na sede do bloco, em Itapuã.


  • 09 de janeiro – A Melhor Segunda-feira do Mundo
    Ensaio do Harmonia do Samba. Acontece com cerca de um mês antes do Carnaval e arrasta multidões em plena segunda-feira. Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.


  • 11 de janeiro – Ensaio Léo Santana
    Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.


  • 12 de janeiro – Bonfim de Tarde
    Festa realizada no mesmo dia da tradicional Lavagem do Bonfim. Artista: banda Oito7nove4 (Rafa e Pipo Marques). Local: Terminal Marítimo.


  • 12 de janeiro – Lavagem do Bonfim
    Festa típica popular: Comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. Local: Comércio até o Bonfim.


  • 12 de janeiro – Ensaio do Psirico
    Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • 12 de janeiro – Enxaguada do Bonfim
    Desde 2008, Carlinhos Brown realiza mais um de seus projetos integrando as comemorações da Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim. Neste evento, Carlinhos Brown saúda o Senhor do Bonfim, Oxalá no sincretismo religioso, sempre trazendo um repertório diferenciado e referências do Samba de Roda e Samba da Bahia. Local: Museu du Ritmo.


  • 16 de janeiro – Segunda-feira Gorda
    Festa típica popular: É realizada na segunda-feira após a Lavagem do Bonfim dando continuidade ao ciclo de festas populares. Local: Ribeira.


  • 18 de janeiro – Ensaio Léo Santana
    Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.


  • 19 de janeiro – Ensaio do Psirico
    Artista: Banda Psirico (Márcio Victor) e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • 21 de janeiro – Festeja Verão
    Grandes nomes da música sertaneja. Local: A definir


  • 22 de janeiro - Sarau du Brown
    Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.


  • 22 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
    Sede do bloco, em Itapuã.


  • 23 de janeiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
    Ensaio do Harmonia do Samba (Xandy). Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.


  • 25 de janeiro – Ensaio Léo Santana
    Artista: Léo Santana e convidados. Local: Paddock, localizado na Av. Orlando Gomes em Piatã.


  • 26 de janeiro – Ensaio do Psirico
    Artista: Banda Psirico (Márcio Victor) e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • 28 de janeiro - Sarau Kids Encontros de Verão com Paxuá e Paramim
    Artistas: Carlinhos Brown, Banda Dó Ré Mi Lá e convidados. Local: A definir.


  • 29 de janeiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
    Sede do bloco, em Itapuã.


  • 29 de janeiro – São Lázaro
    Festa típica popular: Nesta manifestação de origem católica portuguesa é realizada uma missa, tríduo e procissão pelas ruas do bairro em louvor ao santo. É forte a participação do candomblé. Local: Federação.


  • 29 de janeiro – Ensaio Oito7Nove4 (Rafa e Pipo Marques)
    Local: Alto do Andu.


  • 30 e janeiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
    Ensaio do Harmonia do Samba (Xandy). Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.


  • 02 de fevereiro – Festa de Yemanjá
    Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso no bairro do Rio Vermelho. No fim da tarde, um cortejo com muitas embarcações leva para alto-mar os balaios, carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias. Local: Rio Vermelho.


  • 02 de fevereiro – Ensaio do Psirico
    Artista: Banda Psirico (Márcio Victor) e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • 04 de fevereiro – Vamos Ver o Pôr do Sol (Ensaio da Banda Jammil)
    Artista: Banda Jammil. Local: Ponta do Humaitá.


  • 04 e 05 de fevereiro - Holiday Festival
    Diversos artistas consagrados. Local: Parque de Exposição.


  • 05 de fevereiro – Lavagem de Itapuã
    Festa típica popular: A lavagem é feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A tarde é a vez dos blocos de chão fazerem a festa. Local: Itapuã.


  • 05 de fevereiro - Concurso Negro e Negra do Malê Debalê
    Sede do bloco, em Itapuã.


  • 05 de fevereiro - Sarau du Brown
    artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.


  • 06 de fevereiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
    Ensaio do Harmonia do Samba (Xandy). Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.


  • 09 de fevereiro – Ensaio do Psirico
    Artista: Banda Psirico e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • 12 de fevereiro - Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê 2017
    sede do bloco, em Itapuã.


  • 12 de fevereiro – Ensaio da Banda Oito7Nove4 (Rafa e Pipo Marques_
    Local: Alto do Andu.


  • 16 de fevereiro – Ensaio do Psirico
    Artista: Banda Psirico (Márcio Victor)e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • 13 de fevereiro - A Melhor Segunda-feira do Mundo
    Ensaio do Harmonia do Samba (Xandy) Local: Estádio de Pituaçu – Av. Paralela.


  • 19 de fevereiro - Sarau du Brown
    Artistas: Carlinhos Brown e convidados. Local: Museu du Ritmo.


  • 19 de fevereiro – Ensaio Geral do Malê Debalê
    Local: Sede do bloco, em Itapuã


  • 23 de fevereiro – Ensaio do Psirico
    Artista: Banda Psirico (Márci Victor) e convidados. Local: Alto do Andu – Paralela.


  • Ensaios do Cortejo Afro
    Toda segunda-feira – (28 de janeiro até o Carnaval). A previsão do bloco é de que sejam realizados 10 ensaios até o Carnaval. Local: Praça das Artes, Pelourinho


  • Ensaios banda Afrodisíaco (Pierre Onásis)
    Toda sexta-feira, de 28 de outubro até o Carnaval. Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho.


  • Ensaios do É o Tchan
    (Beto Jamaica e Cumpadre Washington) - Sempre aos domingos (23 de outubro até o Carnaval). Local: Clube Espanhol, em Ondina.


  • Ensaios do Band’Aiyê
    Sempre aos sábados, a Band´Aiyê é a anfitriã de bandas convidadas, que passam pelo palco da Senzala do Barro Preto para celebrar a música de raiz africana e dar continuidade ao processo de conscientização da comunidade negra. Todas as quintas-feiras (17 de dezembro até Carnaval). Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho


  • Ensaios da Timbalada
    Denny e Millane Hora - Dois ensaios em dezembro e dois em janeiro. Local e data a definir.


  • Pré-Carnaval de Salvador
    18 de fevereiro – Bloco Fuzuê - O primeiro dia de pré-Carnaval acontece no final de semana antes da folia momesca e conta com desfiles de bandas de sopro, percussão e batucada. Todas bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais.


  • 19 de fevereiro – Furdunço
    O segundo dia de pré-Carnaval já conta com bandas e grupos artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os micros trios. - Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra).


  • Carnaval de Salvador - 23 a 28 de fevereiro
    A maior festa de rua do planeta une todos ritmos e todas as tribos em uma alegria contagiante e ininterrupta. Com música em todos os cantos da cidade, com destaques aos blocos, camarotes, trios independentes e cortejos realizados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Observação: Alguns artistas, blocos e camarotes ainda organizam seus ensaios de pré-carnaval.


    Fonte : AGECOM BA (17/11/2016) - fevereiro 2017

    volta | contato
www.carnaxe.com.br