Colombina
Colombina é esperta, astuta, simples e sedutora, vive entre o amor de PIERRÔ e ARLEQUIM. Usa trajes simples, mas atualmente é vista como fantasias luxuosas e curtas.
origem e história
Colombina surgiu com esse nome apenas no final do século XVII, inicialmente era uma SOUBRETTE (criada, serva)
nas encenações da Commedia dell´Arte. Apesar de começar como coadjuvante, foi ganhando espaço e personalidade própria ao longo do tempo.
Essa figura discreta aparecia com frequência nas apresentações da COMMEDIA DELL´ARTE, mas gradualmente, foi se transformando em uma personagem feminina complexa, sendo interpretada com o nome de MIRANDOLINA, FRANCESCHINA, CORALLINA e, em algumas versões, como ARLECCHINETTA (Arlequina) - um disfarce alternativo.
Uma das Soubrette, a Franceschina, chega a se casar com Arlequim, com a aprovação de Pantalone, que embora, em algumas variações da história, ela também foi amante de Pantalone.
Colombina costuma estar no centro de conflitos entre Arlequim (seu amado) e Pantalone (seu patrão e/ou amante).
Com comportamento questionável, a Soubrette é frequentemente descrita como alguém simples, mas astuta, que se envolve em tramas e fofocas, revelando seu gosto por intrigas e pela leveza da vida.

Na tradição italiana, a SOUBRETTE original era retratada como uma mulher comum (simples), vaidosa, divertida, falante e um tanto atrapalhada. Suas roupas eram simples e ela, como a maioria das personagens femininas da Commedia, não usava máscara.
Uma mulher com a liberdade de trair, de brincar de moral livre, mas ainda assim uma serva...
colombina brasileira
No Brasil, a Colombina é retratada com uma fantasia curta e de xadrez até os dias de hoje, como acontecia na
Commedia dell´Arte onde a Colombina se disfarçava de "Arlecchinetta" (Arlequina).
As publicações brasileiras de outrora também retratavam figurinos de Colombinas dessa forma. Um exemplo é a propaganda abaixo
da Revista A Semana, de 16 de fevereiro de 1935, durante a folia momesca carioca.

Circulando entre as FANTASIAS carnavalesca e se misturando entre a COMMEDIA DELL´ARTE, e desvendando a diferença entre
PIERRÔS e ARLEQUINS, e circulando entre PALHAÇOS...
referências bibliográficas
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
- BIBLIOTECA Nacional do Brasil, Hemeroteca Digital
- DELPIANO, Roberto - The Servante
- REVISTA A SEMANA, 16 de fevereiro de 1935
- IMAGENS, Créditos de Images descritos nas fotos, pinturas e ilustrações