cantinho da folia



o primeiro carnaval brasileiro

Os colonos portugueses trouxeram como bagagem, os seus costumes. Considerando o poder da igreja, as festas de Portugal eram rigorosamente obedecido no Brasil Colônia. Assim, as festividades que aconteciam em Portugal antes e durante a Quaresma, aconteciam por aqui também. Com o tempo, cada vilarejo comemorava os últimos dias antes da Quaresma (jejum que proibia comilanças, sexo, bebedeiras, etc.) de forma diferente. Atualmente podemos notar que cada Estado brasileiro comemora seu carnaval de forma diferente: Desfile Escolas de Samba em SP e RJ, Zé Pereira em MG, desfile do maior Corso do Mundo no PI, pular Frevo no PE, dançar Maracatu no MA, trios elétricos na BA, bailes em salão no RS, etc.




principais carnavais brasileiros

O Brasil tem uma grande diversidade de cores e ritmos e leva em sua bagagem o MAIOR CARNAVAL DO MUNDO atribuído desde 2014 ao Carnaval do Rio de Janeiro e o MAIOR CORSO CARNAVALESCO DO MUNDO aos festejos momescos de Teresina, Piauí...



carnaval rio de janeiro

No Carnaval da cidade Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro (Brasil) acontece desfiles das Agremiações das ESCOLAS DE SAMBA aconteciam na Rua Marquês de Sapucaí, bairro Santo Cristo; e no mesmo local, em 01/01/1984, foi inaugurado o Sambódromo da Marquês de Sapucaí ou Passarela do Samba.

O Sambódromo é oficialmente chamado por "Passarela Professor Darcy Ribeiro", um antropãlogo, educador, escritor, ex-ministro e vice-governador. Paralelamente blocos independentes desfilam pelas ruas do Rio, um dos tradicionais: CORDÃO DA BOLA PRETA - CONTINUAÇÃO AQUI





carnaval de salvador

O Carnaval da cidade de Salvador, estado Bahia (Brasil) tem oito dias oficiais de festa, com desfile de trios elétricos.
A abertura ocorre no quarta-feira e o encerramento acontece com o no arrastão da Quarta-Feira de Cinzas ... SEE+

Imensos palcos ambulantes montados sobre um caminhão com dezenas de alto-falantes tocam músicas de ritmos frenéticos estimulando o povo a cantar, dançar e pular. é o trio elétrico, invenção de Dodô e Osmar, extraordinária manifestação de rua onde o parceiro é a multidão12.

Respeitando os cânones do tradicional Carnaval da Bahia, o folião pode brincar de três formas:
- dentro do "BLOCO" com toda estrutura,SEE+
- ou nos CAMAROTES, que se consolidam como palco, SEE+
- ou na "PIPOCA" acompando a folia, SEE+

- CARNAVAL de SALVADOR - BAHIA - encontra tudo aqui
- COMO É O CARNAVAL?
- O QUE É O KIT-FOLIA DO CARNAVAL?
- CIRCUITOS e PERCURSSOS
- TODOS OS CARNAVAIS DE SALVADOR
- INFRAESTRUTURA DO CARNAVAL



Foto comprada através do Bloco InterAsA
no Carnaval 2000 por Lilian Cristina Marcon



carnaval de ouro preto

A Cidade de Ouro Preto, estado de Minas Gerais (Brasil) atrai a cada ano milhares de turistas e universitários para desfrutar dos dias de folia momesca.



Tradicional desfile do Zé Pereira
pelas ruas de Ouro Preto

Em 1867, o sapateiro portuguê José Nogueira Paredes e CRIADOR DO PERSONAGEM CARNAVALESCO no Brasil, mudou-se para Ouro Preto para trabalhar no Palácio de Governo e levou o festejo Zé Pereira para Minas Gerais (Brasil).

Assim nascia o Bloco Zé Pereira Clube dos Lacaios, em 01 de janeiro de 1867, organizado por funcionários do Palácio. O nome Lacaios referia-se aos puxa-sacos e seus fraques e cartolas, que se tornaram marca registrada do bloco ouro-pretano.

Ao longo do tempo, o bloco mantém suas características originais, com os CATITÕES (grandes bonecos) e os CARIAS (pequenos diabos), que vão tirando faíscas do calçamento como lanças. Os trés bonecos tradicionais - Zé Pereira, uma baiana e um catitão - foram feitos na década de 1960 e a eles se juntam outras figuras populares e personagens históricos, como Sinhá Olímpia e Tiradentes.

O tradicional Zé Pereira dos Lacaios desfila durante o Carnaval da cidade de Ouro Preto, estado de Minas Gerais (Brasil). Em 2017 comemorou 150 anos com a exposição "Zé Pereira dos Lacaios", com o o objetivo do trabalho é celebrar esta página da história social e cultural ouro-pretana. O trabalho teve a curadoria de Flaviano Silva e a organização de Marco Antônio Leite Brandão. As telas são de José Efigênio Pinto Coelho, Márcio Amaral e Marcelo Cássio. CONTINUAÇÃO AQUI



carnaval de teresina
Em Teresina, capital brasileira do Piauí, é realizado o Corso do Zé Pereira, uma gigantesca carreata pré carnavalesca desde 1930. E foi oficializado em 2012 pelo Guinness World Records Book como a maior manifestação popular da capital piauiense e o maior corso do mundo. - CONTINUAÇÃO AQUI




carnaval do rio de janeiro
O Carnaval da cidade do Rio de Janeiro, estado Rio de Janeiro, acontece com desfile de Agremiações Carnavalescas (Escola de Samba) no Sambódromo. O Carnaval Carioca, em 2014 entrou para o livro como maior Carnaval do Mundo é do Brasil, confira no Guinness World Records Book. ... em construção ...



carnaval do recife
O Carnaval do Recife, estado Pernambuco, acontece ... em construção ...


siglas de carnaval
- LESGA - Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso
- LIERJ - Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
- LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
- Mais siglas do cenário carnavalesco brasileiro, CONFIRA AQUI



BIBLIOGRAFIA
- Pesquisadora Lilian Crisitina Marcon
- IDERB Minas Gerais - SEE+
- Pousada do Mondengo, Ouro Preto - SEE+
- Vídeo Youtube Corso Zé Pereira - por Casa Verde, publicado em 01/02/2013

CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br